Contato com o Administrador : ocantodogalo@gmail.com

Estreia pé-quente de Afonsinho

Contratado pelo Galo em novembro de 1961, atacante balançou a rede do Cruzeiro logo em seu primeiro jogo oficial com a camisa alvinegra

O atacante Afonsinho, revelado pelo Santos, teve boa passagem pelo Atlético, na década de 1960. Já em sua estreia oficial, contra o Cruzeiro, ele deixou sua marca de artilheiro. O jogador chegou a Belo Horizonte na noite de 20 de novembro de 1961, ainda sem acertar contrato com o alvinegro. “Existem boas perspectivas para contratação do avante”, anunciou o Estado de Minas, no dia seguinte. Na edição do dia 22, o jornal fez longa entrevista de apresentação do novo reforço atleticano, na qual Afonsinho prometia restituir ao clube, no fim do contrato, o valor do investimento para sua aquisição. Afonsinho, de 26 anos, havia disputado a temporada pelo Náutico, que tinha comprado seu passe junto ao Santos e ao qual estava preso. O jogador não demonstrava preocupação com o acerto salarial com o Atlético: “Já disse aos diretores que aceitarei as bases normais do clube”. O superintendente do Galo, Wilson de Oliveira, seguiu no mesmo dia para Recife para fechar a contratação, já que havia a pretensão de estreá-lo dia 26, contra o Cruzeiro. 

O acerto com o Náutico não foi fácil, como era esperado, já que o clube pernambucano havia recusado proposta do Santos pelo jogador. Inicialmente, a pedida foi de 350 mil cruzeiros, mas depois subiu para 500 mil cruzeiros. Apesar do aumento, o Atlético aceitou. E acertou salário de 15 mil com Afonsinho, que não recebeu luva pelo contrato. 

Depois de participar de um amistoso com a equipe reserva – goleada sobre o Vera Cruz, de Betim, por 6 a 1, com um gol dele, no meio de semana –, Afonsinho estreou mesmo no clássico pela última rodada do turno do Mineiro, no Independência. O Cruzeiro era o líder e jogava pelo empate para ser campeão. E o novo reforço atleticano foi decisivo para a vitória por 2 a 1, em 26 de novembro. 

ELOGIOS - O atacante entrou na equipe no fim do primeiro tempo, no lugar de Valcir, que não vinha bem. Depois que o técnico Kafunga trocou a posição de Afonsinho com o armador Luiz Santos, na etapa final, o time melhorou e chegou à vitória. “A modificação surtiu efeito, já que o ex-jogador do Santos demonstrava muitas qualidades e era preciso nos passes”, avaliou o jornal. O ex-goleiro Kafunga não poupou elogios a seu novo comandado: “É um craque verdadeiro. Não está fisicamente em condições. Mas, em pouco tempo, atingirá o que dele se espera. Contra o Cruzeiro, ele ficou um pouco parado no início, mas logo entrou no ritmo do Atlético. Quando estiver em forma, vai ser um sucesso”. 

Afonso Vidal nasceu em Santos em 27 de maio de 1935 e defendeu o Atlético até 1964, conquistando o título mineiro de 1962 e 1963. Disputou 80 jogos com a camisa atleticana e marcou 13 gols, segundo o blog Canto do Galo. Também foi técnico da equipe em 10 amistosos em 1962, com nove vitórias e uma derrota. Ainda jogou na Portuguesa Santista e no São Bento de Sorocaba. Afonsinho morreu vítima de insuficiência cardíaca, em Santos, em 28 de março de 2011.

(Texto de Eugênio Moreira para a sessão “Um Momento na História” do jornal “Estado de Minas” de 04/11/2014)