Contato com o Administrador : ocantodogalo@gmail.com

De um alvinegro para outro

Em maio de 1979, Marcelo, então com 24 anos, 
despediu-se do Atlético  e se transferiu para o Botafogo

Revelado pelas categorias de base do Atlético, o atacante Marcelo, hoje técnico Marcelo Oliveira, trocou o Galo pelo Botafogo em maio de 1979, envolvido numa troca com o zagueiro Osmar Guarnelli. Já na estreia pelo clube carioca, no dia 20, o mineiro de Pedro Leopoldo mostrou todas as suas qualidades: na goleada por 6 a 0 sobre o América, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, Marcelo marcou três gols e participou de outros dois.

“Marcelo estreia bem e surge como novo ídolo do Botafogo” foi uma das manchetes do Esportes do Estado de Minas. “O atacante Marcelo ganhou todas as manchetes dos jornais do Rio, ontem, por sua atuação contra o América, no Maracanã, em sua estréia no Botafogo”, destacava o texto. O jogador recebeu nota 10 na avaliação do jornal O Globo. O Jornal do Brasil também o considerou o melhor da partida.

A troca de Marcelo, na época com 24 anos, por Osmar Guarnelli foi acertada entre as diretorias dos clubes em 8 de maio. Mas o acerto com os jogadores foi mais difícil, já que ambos queriam os 15% a que teriam direito sobre o valor do passe caso fossem vendidos, e não trocados.

“Estou interessado em jogar no Botafogo, mas tenho meus negócios aqui, um contrato a vencer em julho e preciso estudar bem para fazer um bom negócio”, justificou Marcelo, em entrevista ao EM de 10 de maio. “O Rio é um grande mercado. Posso chegar mais facilmente à Seleção Brasileira. Mas, para me transferir, preciso de uma boa compensação financeira. Com a troca pura e simples, não recebo os 15% a que tenho direito por lei.”

ACERTO - Dois dias depois, Marcelo, que também havia despertado interesse de Fluminense e São Paulo, acertou sua transferência para o Botafogo. Ele ganhou uma compensação financeira do Atlético, que ainda recebeu o atacante Ricardo. Marcelo ficou no Botafogo até 1982 e se transferiu para o Nacional de Montevidéu. Voltou ao Galo em 1983 e depois jogou na Desportiva, de Vitória, e no América – clube no qual encerrou a carreira em 1985.

Curiosamente, Marcelo teve chance na Seleção Brasileira apenas enquanto atuava no Atlético. Disputou a Copa América de 1975, quando o Brasil contou basicamente com jogadores de clubes mineiros, sob o comando de Oswaldo Brandão. Voltou a ser convocado em 1977, por Cláudio Coutinho, para amistosos e Eliminatórias para a Copa da Argentina. Ao todo, ele disputou sete jogos com a camisa amarela e marcou dois gols.

(Texto de Eugênio Moreira para a sessão “Um Momento na História” do jornal “Estado de Minas” de 29/05/2014)